GRATIDÃO POR SER RENATA MACHADO: A TIA RÊ DA GASTRONOMIA

Começarei a minha coluna apresentando um resumo da minha história. Pretendo aqui neste espaço falar das minhas vivências em gastronomia, de ingredientes que descubro e provo, apresentar receitas criativas e autorais, lugares e restaurantes interessantes por onde passei e conheci, enfim uma mescla de coisas gostosas e saborosas cheias de carinho e amor entregue a vocês de coração, cheio de temperos e condimentos alegres com a intenção de tornar este espaço um momento de leitura prazeroso e cheio de sabores e novidades. Então vamos lá!

RENATA MACHADO: CHEFE DE COZINHA -JORNALISTA, PROFESSORA E BLOGUEIRA
Diretamente de Riyadh – Arábia Saudita 01/10 /2019
O amor pela gastronomia tatuado no braço: na esquerda
“Cozinhar…Distribuir comida em forma de amor”
na direita: Gastronomia, Missão, Deus – Proteção!

Sou Renata Machado mais conhecida como Tia Rê (Facebook e Instagram) e extremamente apaixonada pela vida e pela gastronomia. Desde pequena adoro comer e sentir o prazer e as sensações que a comida me dá. E como de clichê quando era pequena ficava ao lado da Frô – uma senhora mineira que cozinhava de mão cheia – na tentativa de ter o máximo de potes para raspar e lamber! Graças a este fato me apaixonei por estar dentro da cozinha fazendo dele o melhor lugar da casa, e assim permanecendo neste ambiente pude me realizar depois de descobertas, estudos e buscas, me tornando Chefe de Cozinha com muitas horas de trabalho, dedicação e cozimentos. Se não me engano cozinhei todos os dias da minha vida desde os seis anos até hoje, porque é uma das coisas que mais amo fazer. Somo no total 25 anos de cozinha profissional, desde que larguei a Faculdade de Odontologia no último período e resolvi assumir a minha paixão por cozinhar.

Sou uma pessoa autêntica (às vezes até demais!) e gosto de semear o bem entre as pessoas e por onde passo. Desprezo atitudes rancorosas, qualquer tipo de maldade que venha prejudicar algo ou alguém. Assim fui percebendo que poderia estar fazendo o bem às pessoas distribuindo comida em forma de amor. Este é o meu lema e assim vou caminhando e vivendo a vida através de muitas experimentações que principalmente a gastronomia desperta em mim.

Uma mulher guerreira, meio “bombril 1001 utilidades” e graças a flexibilidade que tenho diante dos acontecimentos e fatos vou vivendo a vida um dia de cada vez, tentando ao máximo fazer o melhor de mim no desempenho das minhas atribuições. Sou intensa e me entrego de corpo e alma ao que me responsabilizo fazer. Acredito na ação e reação da vida e tento fazer coisas boas para recebê-las também, mas sem ficar esperando a troca, porque o tempo pertence ao Universo, não temos a capacidade de programa-lo nem de controlá-lo. Mas de uma coisa eu sei: o bem atrai o bem e quando nos dedicamos intensamente e verdadeiramente a algo que amamos recebemos muitos benefícios em troca naturalmente. É preciso ter coragem para se viver e encarar todos os novos desafios que aparecem, sem entender direito e enfrentar cada dia como se fosse o melhor dia e o mais produtivo de todos, respeitando os outros e a si mesmo!

Amo a minha família, meus amigos e conhecer pessoas que me acrescente coisas boas na minha vida. Não tenho mais medo de me entregar, de errar, porque aprendemos de todas as formas e somos imperfeitos.
A vida que tenho é a vida que desenhei para mim e hoje estou aqui na Arábia Saudita, sozinha, pela gastronomia, impulsionada pelo meu amigo Genaro Braga criador do projeto Guia Rio de Restaurantes, começando a escrever a minha coluna e a preparar meu blog para redes sociais!
Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior, passei a atuar durante 15 anos em diferentes instituições de nível superior ou tecnológico ensinando o que mais amo fazer na vida: A gastronomia!
Sou Bacharelada em Comunicação Social e cursei 9 períodos da Faculdade de Odontologia que larguei para seguir meu sonho profissional de ser um dia Chefe de Cozinha.

Vocês devem estar pensando: Nossa, quanta coisa ela fez, mas se perceberem bem tudo envolve boca, interação de pessoas, gestos e doação! E foi através deste entendimento que percebi o meu dom maior era de cozinhar ensinando! E aí temos as palavras sendo pensadas e faladas, escritas e estudadas, os gestos sendo demonstrados para serem seguidos e desenvolvidos e a doação sendo realizada, uma vez que tento dar o melhor de mim para agradara todos (que é o mais difícil).

Percebo que nada é em vão nessa vida e se conseguirmos analisar um pouco a sincronicidade dos fatos vamos percebendo que tudo na vida faz sentido para a nossa evolução. Às vezes rimos, às vezes choramos, mas o mais importante de tudo: seguimos em frente descobrindo e conhecendo coisas novas se assim nos permitimos. Nada é em vão e apesar de gostar de me doar aos outros em atitudes extremamente altruístas hoje percebo que eu também sou merecedora! e esse motivo me fortalece para seguir a diante. Ganho tantas bençãos inesperadas que passo a acreditar que o caminho para o desenvolvimento da minha missão está sendo traçado de maneira correta, com alguns tropeços e quedas, mas sempre me reerguendo e lutando para me sentir em paz, realizada e feliz. Bem essa é a minha caminhada e cada um sabe o quanto passou para chegar até aqui. E eu cheguei! Agora desenvolvendo mais uma missão de meia jornalista e meia cozinheira pretendo nesta coluna contar histórias e vivências fantásticas da caminhada, trazendo coisas novas que me fizeram crescer e aprender mais.

Amo a minha família, meus amigos e conhecer pessoas que me acrescentem coisas boas na minha vida. Não tenho mais medo de me entregar, de errar, porque aprendemos de todas as formas e somos imperfeitos. A vida que tenho é a vida que gosto de ter, inicialmente. Estar hoje aqui na Arábia Saudita, sozinha e longe de todos, acreditando novamente em mim e na gastronomia, desbravando as novas possibilidades que a gastronomia me traz, me faz acreditar no verdadeiro sentido da minha vida, no meu dom, e sei que começando a escrever a minha coluna e a preparar meu blog para redes sociais vou continuar despertando as pessoas para o amor, para o bem e para a gastronomia!


Até a próxima e beijos nos corações
Tia Rê – Chefe Renata Machado!

4 comentários em “GRATIDÃO POR SER RENATA MACHADO: A TIA RÊ DA GASTRONOMIA

  • outubro 6, 2019 em 2:39 pm
    Permalink

    Multiplicar! Mais uma tarefa sua, que eu posso comprovar como envolvido diretamente, pois pude aproveitar a sua paixão pela gastronomia e a sua transferência de conhecimento, adquirindo vários de seus ensinamentos. Me sinto privilegiado com isso. Obrigado e parabéns pela nova empreitada.

    Resposta
  • outubro 7, 2019 em 2:09 pm
    Permalink

    A melhor professora que eu já tive !
    Uma delícia ser teu aluno !
    SUSSESO TIA RE!!!!!!!

    Resposta
  • outubro 7, 2019 em 9:39 pm
    Permalink

    Que orgulho da tia Rê, uma enciclopédia ambulante, sem sombra de dúvidas, uma das melhores professoras que tive. Uma professora completa, didática, inteligente, animada, amorosa, aguerrida, me faltam adjetivos para descrevê-la. Sucesso nessa sua nova jornada, torço muito pelo seu sucesso e, feliz de mim ter tido você como professora e agora amiga, desejo à tí muito sucesso no que fores fazer, e que Deus a acompanhe. ❤️

    Resposta
  • outubro 8, 2019 em 9:37 pm
    Permalink

    Tia RÊ desejo todas as bênçãos de Jesus em sua vida . Que Deus te abençoe nesse novo projeto da gastronomia no jornalismo , quem a conhece sabe o tamanho e o quão grande é sua experiência na gastronomia , nisso sou testemunha fiel pois foram 10 anos trabalhando juntos, sei o quanto você é dedicada em dar o melhor, que é o Amor através cozinhar . Essa palavras saem do meu coração para essa grande tia .
    ” WLAD”

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *